Movimento Futuro

O que fazemos

Desenvolvemos habilidades socioemocionais e projeto de vida com crianças, adolescentes, jovens e adultos com base em 3 pilares

Acreditamos que o lado emocional e relacional é tão importante quanto o cognitivo, porém, a sociedade ainda não valoriza o desenvolvimento socioemocional. Habilidades socioemocionais são um conjunto de ferramentas emocionais e relacionais (como empatia, colaboração, resolução de conflitos etc.), para o ser humano aprender e desenvolver as suas relações e lidar com as suas emoções. Estas são essenciais para a vida além e depois da escola, para se saber viver no mundo do trabalho e na vida pessoal.

Projeto de vida vai muito além da questão do que o estudante deseja fazer como carreira profissional. Significa construir com ele onde chegar e como chegar, refletindo sobre a sua história de vida, o seu território, seus sonhos e diferentes papéis sociais que exerce e os que vai exercer. O PV coloca os estudantes como protagonistas deste caminho e os professores como mediadores, dialogando sobre passado, presente e futuro dos estudantes e da sociedade.

Aprendizagem solidária é um conceito que compreende a solidariedade como parte essencial na formação dos estudantes, articulando com os conteúdos escolares. Ou seja, pretende-se que os estudantes possam mobilizar o que aprendem na escola e serem protagonistas de um projeto que promova uma transformação significativa na sua comunidade. A solidariedade é assim entendida como uma relação com a comunidade, em que estudantes e comunidade constroem juntos algo que de verdade transforme o entorno.

Jogo (Caminho do Futuro)

 

O jogo Caminho do Futuro é uma tecnologia social que sistematiza a sua metodologia em um jogo de tabuleiro colaborativo, que é composto por 6 etapas, e cada uma delas tem associado o desenvolvimento de uma habilidade socioemocional, que está em consonância com a BNCC e as suas 10 competências gerais. Vale registrar que estas habilidades se dão de maneira cumulativa e que, ao final, todas elas serão necessárias para a continuidade do projeto.

Ele é composto por um tabuleiro, seis pinos (um para cada passo) e a mascote do jogo.

Interagir

Confiar

Sonhar

Planejar

Realizar

Contagiar

Jhennyffer

Projeto de Vida na Sua Escola

 

A Associação tem uma ampla experiência no desenvolvimento de aulas de Projeto de Vida para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, assim como para a construção do currículo de Projeto de Vida em escolas e a formação continuada de professores. Com a introdução do Projeto de Vida na BNCC, faz-se necessário que este componente curricular tenha significado na vida dos estudantes e do professor. Neste sentido, o Projeto de Vida na Sua Escola prevê tanto a contratação para a construção do currículo de Projeto de Vida, como para o desenvolvimento cotidiano das aulas na escola.

Somando com o futuro

 

No Brasil, cerca de 13% dos jovens (de 18 a 24 anos) não estudam nem trabalham (Relatório Education at a Glance – OCDE, 2021).  O Somando com o Futuro nasceu para permitir que esses jovens desenvolvam o seu projeto de vida e planejem como desejam se inserir no mundo do trabalho e/ou na continuidade de sua formação pessoal. O projeto visa a formação de dois jovens de comunidades periféricas para que possam desenvolver a metodologia do jogo Caminho do Futuro com adolescentes e inspirá-los a encontrar outros caminhos, de forma a que estes, no futuro, não integrem a geração nem-nem.

Professores do Futuro

 

Dentro das escolas, é comum encontrar projetos solidários, professores engajados e estudantes com dificuldades de perceberem como podem ser agentes de transformação. Por isso, o projeto Professores do Futuro desenvolve um acompanhamento de formação de professores durante, pelo menos, um ano letivo para que possam desenvolver na sua escola projetos solidários e significativos, que visem habilidades socioemocionais e Projeto de Vida para que a escola possa ser um espaço de transformação por meio dos estudantes e que esses possam ter consciência do seu papel na sociedade.

Para isso, existem formações periódicas com os professores proponentes dos projetos solidários, com todo o corpo docente, eventos, entre outros, de forma que a que o desenvolvimento do trabalho promova também maior efetividade na aprendizagem.

Vários professores têm recebido premiações nacionais e internacionais devido ao projeto Professores do Futuro.

Produção de materiais didáticos

 

Almejando difundir a concepção dos pilares da Associação, esta se propõe à produção de diferentes materiais didáticos para que os educadores possam trabalhar nas suas salas de aula. Neste sentido, produz e-books gratuitos, assim como realiza parceria com editoras para traduzir a sua experiência de facilitação de sala de aula com dinâmicas de grupo e com projeto de vida em materiais que são disponibilizados para toda a Educação Básica em território brasileiro – tanto público, quanto privado.

As diretoras da Associação escreveram o livro #Vivências, editorado pela Scipione, que foi aprovado pelo PNLD, que pode ser acessado aqui

Formação de professores

 

As formações de professores são realizadas de forma virtual e presencial em todo o Brasil, com os objetivos de compartilhar metodologia de trabalho, experiências e conhecimento. As formações são para educadores, pessoas interessadas em educação, em aprendizagem solidária, em projeto de vida, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e que queiram trabalhar nestas perspectivas com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Avaliações de prêmios

 

A experiência de desenvolvimento de projetos com adolescentes trouxe a capacidade de identificar e viabilizar boas práticas pedagógicas. Assim, as diretoras da Associação também avaliam prêmios que visam a temática do seu trabalho para contribuir com o seu conhecimento, inclusive, avaliaram o 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – experiências que transformam.