Movimento Futuro

Quem somos

Nossa história

A Associação Movimento Futuro foi fundada em outubro de 2018, por Marco Gregori, Sofia Carvalho e Isabella Alchorne. Mas a nossa história começa bem antes.

Marco Gregori, empreendedor, CEO e fundador da EduInvest e da Rede ViaE, sonhava com uma escola privada que valorizasse o estudante como ser integral que é e, por isso, almejava uma escola que incluísse sonhos e a sociedade. Sofia Carvalho, imigrante em São Paulo e formada em Serviço Social, acredita que é possível construir um mundo melhor. Ambos se conheceram em 2015 e começaram a sonhar, como realizar seus sonhos na escola, com a Myrian Castello (que participou da implementação do primeiro projeto).

Assim, em junho de 2015, começou o embrião do projeto Movimento Futuro, criado com o objetivo de engajar estudantes, dentro das escolas, a sonhar para transformar o mundo. Este é composto de conhecimentos de diferentes áreas e iniciou o seu piloto Caminho do Futuro nas escolas da rede VIAe. O sonho era criar uma metodologia inovadora, divertida, tendo como inspiração a metodologia do Instituto Elos e do The Future Project, que proporcionasse o estudar e criar projetos integrando escola e sociedade.

Missão

Desenvolver habilidades socioemocionais e projeto de vida com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Visão

Ser uma associação de referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e projeto de vida.

Valores

Colaboração, compromisso, honestidade, empatia, solidariedade e seriedade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Meta 4.1. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Meta 4.4. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Meta 4.7. Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos e todas

Meta 8.6. […] reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Meta 10.2. Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Meta 17.7. Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.

Equipe

Sofia Carvalho

Diretora da associação

Licenciada em Serviço Social (ISSSP, 2011), licenciada em Pedagogia (Instituto Singularidades, 2019) e pós-graduanda em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor (PUC-SP, 2023). Cofundadora da Associação Movimento Futuro e professora de Projeto de Vida. Coautora dos livros didáticos #Vivências (Editora Scipione, 2021) e Crie seu Caminho (Arco Educação, 2022) ambos de projeto de vida para o Ensino Médio.

Isabella Alchorne

Diretora da associação

Bacharel em Direito (PUC-SP, 2016), licenciada em Pedagogia (Instituto Singularidades, 2021) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP, término previsto para 2025). Cofundadora da Associação Movimento Futuro e professora de Projeto de Vida. Coautora dos livros didáticos #Vivências (Editora Scipione,
2021) e Crie seu Caminho (Arco Educação, 2022) ambos de projeto de vida para o Ensino Médio.

Identidade visual

Recomendados que para utilizar nossa marca em algum material deve-se seguir atentamente as regras contidas em nosso Manual de Identidade Visual. Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail marketing@movimentofuturo.org