A Associação Movimento Futuro foi fundada em outubro de 2018, por Marco Gregori, Sofia Carvalho e Isabella Alchorne. Mas a nossa história começa bem antes.
Marco Gregori, empreendedor, CEO e fundador da EduInvest e da Rede ViaE, sonhava com uma escola privada que valorizasse o estudante como ser integral que é e, por isso, almejava uma escola que incluísse sonhos e a sociedade. Sofia Carvalho, imigrante em São Paulo e formada em Serviço Social, acredita que é possível construir um mundo melhor. Ambos se conheceram em 2015 e começaram a sonhar, como realizar seus sonhos na escola, com a Myrian Castello (que participou da implementação do primeiro projeto).
Assim, em junho de 2015, começou o embrião do projeto Movimento Futuro, criado com o objetivo de engajar estudantes, dentro das escolas, a sonhar para transformar o mundo. Este é composto de conhecimentos de diferentes áreas e iniciou o seu piloto Caminho do Futuro nas escolas da rede VIAe. O sonho era criar uma metodologia inovadora, divertida, tendo como inspiração a metodologia do Instituto Elos e do The Future Project, que proporcionasse o estudar e criar projetos integrando escola e sociedade.
O primeiro projeto piloto em escola pública, em 2016, foi fundamental para afinar a metodologia e escutar o que os estudantes queriam dentro da escola. Afinal, acreditava-se que o lugar onde mais se precisava deste tipo de projeto era na escola pública.
O desafio da primeira escola pública foi como se esperava ser: cheio de adrenalina, medos, ansiedades, descobertas e, claro, sonhos! Os estudantes adoraram o projeto, deram mais ideias e quiseram continuar a sonhar. Por isso, nunca mais deixamos de sonhar com eles.
Com as experiências das escolas privadas e públicas se percebeu: o jogo Caminho do Futuro não é apenas para as escolas públicas. Ele é para todos os estudantes! Seja de escola pública ou privada, do ensino fundamental ou do ensino médio, porque precisamos de todos para transformar o mundo: precisamos de todos os conhecimentos, histórias de vida e territórios para transformar a educação em um lugar de articulação do conhecimento e intervenção comunitária, protagonizada pelos estudantes.
De 2015 a 2018, o Movimento Futuro mudou muito. De embrião passou a um projeto mais consistente e pronto para ser escalado e replicado. Foi aí que a Isabella entrou. Isabella é advogada e percebeu que para criar um mundo melhor era preciso ter uma educação de qualidade, assim deixou o Direito e abraçou a Pedagogia. Estava formado o time fundador da Associação Movimento Futuro.
A história da fundação vale ser contada. A turma piloto de 2015 caminhou com o projeto e sabia do seu sonho de se tornar uma organização da sociedade civil. Assim, eles juntaram esse dinheiro numa caixinha de plástico com notas pequenas e muitas moedas e entregaram aos seus fundadores para criar a Associação. O senhor do cartório demorou para contar as moedas de todos os envolvidos na realização deste sonho para segurar a emoção.
Em 2018, o Movimento Futuro integrou a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (atualmente nomeada como Rede Aprendizagem Inovação Solidária – Rais), que foi um marco importante, porque foi aqui que a Associação conseguiu concretizar pedagogicamente a sua metodologia e compreender a amplitude do seu trabalho no mundo. Aqui, compreendeu-se que o trabalho do Movimento Futuro era de aprendizagem solidária, ou seja, projetar sonhos e torná-los em realidade, era na verdade colocar ao serviço do mundo os conhecimentos que se aprendem na escola…isto é aprendizagem solidária.
Em 2019, o Movimento Futuro continuou conquistando escolas, aperfeiçoando a metodologia do Caminho do Futuro e espalhando para o mundo a ideia. Aí surgiu o convite que abriu mais perspectivas de trabalho para a Associação. Isabella e Sofia escreveram material didático para o PNLD no componente curricular Projeto de vida. Obviamente, todo o livro e percurso é baseado na metodologia do jogo. O livro está um pouco por todo o Brasil, nas escolas públicas!
Em 2020 tivemos a pandemia! Escolas fechadas significavam estar longe do propósito. Como intervir na comunidade se está tudo fechado? Como criar vínculos significativos virtualmente? Os dias de isolamento foram importantes para analisar e perceber que o Movimento Futuro precisava estar pronto para a reabertura das escolas, para cuidar do socioemocional dos estudantes depois do isolamento. Uma das formas encontradas para continuar atingindo o propósito foi avaliar o 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – experiências que transformam, uma vez que permitiu estar mais perto das atividades desenvolvidas em diversas escolas e organizações no Brasil.
O que aconteceu a seguir foi incrível. Nasceram mais projetos além do jogo! Então, a Associação investiu em formação de professores, afinal a experiência de sala de aula pode ser compartilhada. Surgiu o acompanhamento de professores à distância para que implementassem projetos de aprendizagem solidária nas suas escolas e comunidades. Chegou-se a várias cidades e trocou-se muito conhecimento …e vieram os prêmios.
Em 2022 continuamos a sonhar, sem desistir! Continuamos a escutar estudantes, professores e comunidade, para aperfeiçoar e aprender a fazer mais e melhor. E temos novos projetos e mais pessoas se juntando ao movimento.
Arquiteta dos Sonhos
Arquiteta dos Sonhos
Arquiteto dos Sonhos
Arquiteta dos Sonhos
Desafio Arymax de Ativismo Social
Desafio Criativos da Escola
Recomendados que para utilizar nossa marca em algum material deve-se seguir atentamente as regras contidas em nosso Manual de Identidade Visual. Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail marketing@movimentofuturo.org