O Somando com o Futuro visa romper o ciclo de exclusão e dar oportunidades e caminhos para que os jovens de baixa renda da região do pós-balsa ingressem no mundo do trabalho.
O relatório internacional Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2022), afirma que o Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens que não estudam, nem trabalham, entre os 18 e 24 anos. Isto corresponde a 35,9% dos jovens brasileiros, percentagem que é o dobro da média dos países membros da OCDE, com cerca de 16,6% (OCDE, 2021).
A Associação Movimento Futuro, ao longo dos anos de atuação com jovens periféricos, conheceu inúmeros adolescentes e jovens inspiradores e admiráveis, que só precisam de uma chance para romper com o ciclo da pobreza. E se houvesse essa chance e eles pudessem inspirar mais jovens?
Diante desse esse cenário, criou-se o projeto “Somando com o Futuro”, que tem como objetivo geral contribuir para o ingresso de 17 adolescentes e jovens da região do Pós-Balsa (São Bernardo do Campo/SP) no mercado de trabalho ou na formação continuada.
O diferencial deste projeto é ser conduzido por dois jovens ex-participantes da Associação Movimento Futuro (Julia e Jonas), justamente por serem moradores da comunidade e já terem vivenciado experiências significativas quando adolescentes na Associação, que lhes fizeram repensar sobre seus futuros e propósitos de vida. Desta forma, a relação dos monitores com os adolescentes e jovens do “Somando com o Futuro” se dá de maneira mais horizontal, fazendo com que o trabalho seja ainda mais significativo. O objetivo é que a Julia e o Jonas possam empoderar outros jovens a conquistarem os seus sonhos com a perspectiva de aprender na prática, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida e para o mundo do trabalho.
O Somando com o Futuro trabalha com 4 eixos de atuação, que visam mitigar a geração nem-nem na região do Pós-Balsa:
Desenvolver a autoestima e o autoconhecimento
Desenvolver as habilidades de comunicação
Promover formação para a inserção no mercado de trabalho
Trabalhar o desenvolvimento pessoal
O nosso projeto tem um orçamento estimado de R$ 64.999,20 anual, mas para manter o projeto a todo vapor, a nossa meta é de arrecadar R$ 5.416,60 mensais. Veja abaixo a distribuição dos valores.